terça-feira, 26/01/2021

O que é Alienação Fiduciária?

Share Button

O que é alienação fiduciária em garantia, ou simplesmente alienação fiduciária? É uma espécie contratual destinada à compra e venda de bens imóveis ou de bens móveis.

É utilizado em modalidades de empréstimo e financiamento no qual uma pessoa solicita um crédito e, para transmitir confiança em relação ao pagamento, transfere um bem para o credor.

Ou seja, o devedor fiduciante (a pessoa que recorre a essa modalidade de financiamento/empréstimo) transfere ao credor fiduciário (pessoa ou instituição financeira que concede o financiamento/empréstimo) a propriedade do bem que pretende adquirir ou que será a garantia da operação, até que seja feito o pagamento da dívida.

Dessa maneira, a alienação fiduciária é um recurso que aumenta a garantia de pagamento, já que demonstra que a pessoa que solicitou o crédito está disposta a pagar as parcelas, pois deixou um bem alienado e poderá perdê-lo caso fiquei inadimplente.

Aqui neste vídeo você conhecerá dicas do ponto de vista de quem precisa tomar recursos bancários. Saiba os detalhes para ficar bem informado.

#doutorgrana

Share Button

Sobre Dr. Grana

Wenderson Wanzeller é Atuário, Jornalista, Mestrando em Engenharia Informática, Especialista em Profissionalização de Departamentos de Crédito, Consultor Financeiro e Perito Bancário.

Leia Também

Transferir dinheiro entre contas ajuda no score de crédito?

Transferir dinheiro entre contas, com objetivo de melhorar sua movimentação bancária ou seu score de crédito, pode ser um tiro no pé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *