domingo, 19/09/2021
Notícias Quentes

O que é ser rico, amigo Ibrahim?

Adoro ouvir histórias dos mais experientes. Não por acaso, a maioria dos grandes amigos que tenho estão acima dos 60 anos de idade. E já era assim antes mesmo de eu completar os 30. Me lembro que, em um dos meus longos e proveitosos bate-papos, certa vez perguntei ao querido irmão e mestre Ibrahim Salim (33º .’.): o que é ser rico?

Ibrahim é empresário, investidor e é também uma das pessoas financeiramente mais inteligentes que conheci. Sem titubear, num milionésimo de segundo após minha pergunta, energicamente ele explicou:

– Eu sou um homem rico! Qual é a diferença, por exemplo, entre mim e um xeique árabe? Se estivermos em Paris, no restaurante mais caro, do local mais badalado, poderemos pedir, sem nenhuma dúvida, exatamente o mesmo prato. E meu dinheiro, naquele momento, terá o mesmo peso e valor que o dele.

Nota de cem dólares em ouro
Presente do amigo Ibrahim

Então continuou… – Ambos podemos comprar o que há de supostamente melhor no mundo. E será o mesmo sol, a mesma champanhe, a mesma música… e digo mais, talvez a minha gorjeta ao garçom ainda seja maior que a dele.

O que é ser rico? – Exclamou orgulhosamente Ibrahim. – Isso é ser rico! Poder desfrutar dos melhores prazeres da vida sem precisar se preocupar se um jantar de dois mil euros lhe fará diferença no final do mês.

– Enquanto eu olhava pensativo para Ibrahim, ele complementou. – Mas calma! Você perguntou o que era ser rico, não bilionário.

– Seguiu ele com a explicação. – Isso que acabei de dizer é tudo muito bonito, mas dinheiro não aceita desaforo. Se eu interpelasse o xeique dizendo que somos financeiramente iguais, ele poderia simplesmente fazer uma oferta hostil de compra ao dono do restaurante só para ter o singelo prazer de me provar que eu estou completamente equivocado. – Concluiu então meu querido e sábio amigo.

Pois é! Que isso também lhe sirva de lição. Talvez você, eu e certamente o amigo Ibrahim, já tenhamos tudo aquilo que precisamos. Portanto, seja feliz, curta os pequenos momentos da vida, mas… nunca se esqueça:

Jamais diga a um xeique árabe que você é financeiramente igual a ele.

Sobre Wenderson Wanzeller

Wenderson Wanzeller é Atuário (MIBA1270/RJ), Jornalista (DRT 2018/SE), Apresentador de TV/Radialista (DRT 5828/BA) e Mestrando em Engenharia Informática (IPVC - nº 24553).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *