quarta-feira, 23/06/2021
Notícias Quentes

Segundo MSBANK, TransferWise Comete Crime e Consumidores Podem Pegar até 6 anos de Cadeia

O MSBANK S.A, banco de câmbio, tornou publicou hoje, 12/03/2021, que encerou o contrato com a operadora TransferWise, ao descobrir que ela usou o nome e os dados financeiros de clientes para enviar dinheiro ilegalmente para o exterior.

No texto do email, diz o MSBANK: “A TransferWise fraudou transferências internacionais sem o conhecimento do MS BANK e dos usuários da plataforma, envolvendo seus nomes em crimes que podem levar a até seis anos de prisão”.

O comunicado pode ser conferido no site da MABANK (https://msbank.com.br/comunicado) que, inclusive, tem mais detalhes em vídeo e texto sobre a denúncia e sobre os procedimentos que os consumidores devem tomar para tentar remediar a situação.

Acessando o site da TransferWise, também é possível verificar que a empresa deixou de funcionar, passando agora a utilizar o nome Wise. A página sobre a nova empresa (nossa história), inclusive, é idêntica a anterior.

Nossa história Transferwise:
https://transferwise.com/pt/about/our-story

Nossa história Wise:
https://wise.com/pt/about/our-story

A assessoria de imprensa da TransferWise entrou em contato com o Dr. Grana e fala sobre o posicionamento da MSBANK.

Leia na Íntegra:

“A TransferWise Brasil reforça que segue rigorosamente a legislação tributária e a regulamentação local no Brasil e nos mais de 50 países em que atua. A empresa recebeu recentemente do Banco Central do Brasil a autorização para funcionar como corretora de câmbio no País. Com a autorização de corretora de câmbio, a TransferWise está em processo para realizar operações de câmbio diretamente, sem a necessidade de um intermediário.

A TransferWise Brasil não possui relações comerciais com o MS Bank desde 18/02/2021 e informa que, até tal data, o MS Bank era responsável por reportar as operações de câmbio junto ao Banco Central. 

A empresa desconhece qualquer investigação ou acusação em seu nome por nenhum órgão regulador ou outra autoridade, embora saiba estar a ser, atualmente, alvo de campanha difamatória de ex-parceiro comercial insatisfeito com o término da parceria. 

A TransferWise Brasil reforça que mantém o compromisso com a transparência e a segurança das operações dos mais de 10 milhões de clientes ao redor do mundo. Além disso, garante que não foi realizada nenhuma atividade fraudulenta ou imprópria com dados e/ou fundos dos clientes, e que tomará todas as providências legais – cíveis e criminais – cabíveis contra os responsáveis por atos de difamação.”

O que diz o Banco Central do Brasil

Sobre a regulamentação das instituições financeiras:

Instituições financeiras são supervisionadas de forma sistemática pelo Banco Central, seguindo planejamento anual de atividades definido com base em riscos. Quando identificadas irregularidades, instituições estão sujeitas às penalidades cabíveis, na forma da Lei, que podem variar desde a aplicação de multas até a inabilitação de administradores. As irregularidades ou ilícitos administrativos de competência de outros órgãos, quando identificados em trabalhos de supervisão, são comunicados às autoridades competentes, também na forma da Lei.

Em relação à autorização de funcionamento das instituições:

O MS Bank SA Banco de Câmbio e a TransferWise Brasil CC Ltda. (Corretora de Câmbio) são instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central, respectivamente, em 18 de fevereiro de 2014 e 26 de janeiro de 2021. Quanto a elas, o BCB não comenta casos específicos que envolvam instituições supervisionadas.

Quanto a verificação das informações pessoais:

O Registrato, sistema administrado pelo Banco Central, permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre seus relacionamentos com as instituições financeiras e operações de câmbio. O Registrato, disponível no link https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato, fornece informações enviadas pelas instituições financeiras:

RELATÓRIO DE CONTAS E OUTROS RELACIONAMENTOS EM BANCOS:
permite conferir em quais bancos você possui conta ou outro relacionamento e acompanhar se não houve uma abertura de conta sem sua autorização;

RELATÓRIO DE CÂMBIO E TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS:
permite conferir as transferências de valor do e para o exterior e a compra/venda de moeda estrangeira que você realizou.

Mais informações podem ser obtidas nos links:

Matéria atualizada no dia 15/03/2021, às 16h35, com posicionamento do Banco Central do Brasil

Sobre Wenderson Wanzeller

Wenderson Wanzeller é Atuário (MIBA1270/RJ), Jornalista (DRT 2018/SE), Apresentador de TV/Radialista (DRT 5828/BA) e Mestrando em Engenharia Informática (IPVC - nº 24553).

Leia Também

Bitcoin: a mentira do século!

Você conhece alguém ou tem um familiar que está "investindo" em bitcoin e isso te assusta? Você tem razão de estar preocupado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *